Se você é responsável por gerenciar uma rede Juniper SRX, sabe que é inevitável enfrentar problemas de vez em quando. No entanto, com as ferramentas certas e um pouco de conhecimento, você pode resolver a maioria dos problemas facilmente. Nesta série de posts, vamos explorar alguns cenários de problemas comuns e como resolvê-los. Começaremos com um problema de conectividade geral.

Cenário:

Os usuários de uma rede estão relatando problemas de conectividade geral. Alguns aplicativos não estão funcionando corretamente e as conexões de internet estão lentas. Você verifica os logs do firewall e não encontra nada incomum. O que você deve fazer?

Solução:

A primeira coisa a verificar é se há problemas com o NAT (tradução de endereço de rede) ou o roteamento. Use o comando “show security nat source” para verificar se a configuração de NAT está correta e “show route” para verificar a tabela de roteamento. Se você encontrar algum problema nesses dois lugares, resolva-os e verifique se a conectividade é restaurada.

Se o NAT e o roteamento estiverem OK, verifique as políticas de segurança. Use o comando “show security policies” para verificar as políticas de segurança e certifique-se de que não há nada bloqueando o tráfego que possa estar causando o problema de conectividade. Verifique também o log de segurança com o comando “show security log” para ver se há alguma atividade incomum.

Se ainda não tiver encontrado nada, pode ser necessário verificar a configuração de sistema de nomes de domínio (DNS) com o comando “show system name-server” e a configuração do firewall com o comando “show security policies from-zone <zone-name> to-zone <zone-name>”. Por fim, se ainda houver problemas, verifique o tráfego em tempo real com o comando “monitor interface <interface-name> traffic” para ver se há algum tráfego suspeito ou anomalias.

Conclusão:

Resolver problemas de conectividade geral pode ser um desafio, mas seguindo esses passos e usando os comandos apropriados, você pode identificar e resolver a maioria dos problemas com facilidade.

No próximo post, abordarei um problema de VPN. Fique ligado!